Precisamos estar atentos aos marcos do desenvolvimento infantil, quando se trata de alfabetização precisamos sempre observar a memória da criança, observar se ela consegue facilmente entender comandos na oralidade, se consegue transmitir recados sem esquecer o que foi falado.
A memória operacional é a base para a aprendizagem, se uma criança não retém aquilo que foi ensinado, ela precisa ser investigada. Desde muito cedo precisamos observar o comportamento infantil, às vezes a criança tem um comportamento muito desatento, mesmo ela sendo ativa percebemos que ela faz tudo sem atenção, é importante sempre observar, pois alguns diagnósticos, por exemplo, o de transtorno de aprendizagem não vem antes dos sete anos.
É importante saber o histórico da criança, o histórico da gestação, o histórico familiar, às vezes os pais apresentaram dificuldades na aprendizagem e a criança pode estar repetindo o mesmo caminho, temos um componente genético que precisa ser observado.
Antes dos sete anos podemos perceber todos os sinais de transtorno de aprendizagem, só é preciso entender o que é marco do desenvolvimento e o que não é. Existe um tempo para se escrever, até seis anos se espera que essa criança esteja compreendendo o sistema de escrita alfabética.
Olhe a caderneta de saúde da criança, nela contém os marcos do desenvolvimento infantil, lá vamos encontrar o que é importante que a criança saiba em cada fase do desenvolvimento, precisamos ficar atentos se nossas crianças passaram por essas aprendizagens ou não!
Sou Carla Silva, tenho mais de 20 anos de experiência na educação como professora alfabetizadora, atuando na pré-escola, coordenadora pedagógica, professora no ensino Fundamental I e II, palestrante, assessoria pedagógica de professores e escolas, e